quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

osteopatia

Poderão as mãos ter poderes terapêuticos? A sabedoria popular diz que sim. E a medicina ocidental começa também a reconhecer os seus benefícios.

Os benefícios da manipulação física no tratamento de lesões não são novidade. Fruto da sabedoria popular, os métodos tradicionais de massagem e manipulação atravessaram gerações através dos séculos, embora nunca oficialmente reconhecidos pela medicina convencional. Como o caso da osteopatia.
Ao contrário da quiropráxia, que tem como centro de acção a coluna vertebral, a osteopatia baseia-se no princípio da mobilidade e livre circulação dos influxos nervosos, através dos quais se pode manipular diferentes partes do corpo. Os osteopatas também partilham da visão holística do corpo humano, debruçando-se sobre as suas características físicas, mentais e emocionais. Na osteopatia, a saúde pressupõe o equilíbrio perfeito destes três componentes, sendo possível alcançá-lo/trabalhá-lo mediante determinados ajustes físicos. Para além da correcção de desequilíbrios, a osteopatia permite ainda detectar e prevenir anomalias, restaurando o equilíbrio antes de surgir a doença.

As mãos instrumentalizam uma vasta gama de técnicas, como vibrações suaves, massagens e diversos graus de manipulação que conferem mobilidade às articulações, estimulando a função dos tecidos moles ou facilitando a circulação através do relaxamento dos músculos. Deste modo, fornecem aos tecidos mais oxigénio e favorecem a eliminação dos produtos tóxicos. Uma vez que o osteoapata utiliza uma técnica específica para cada tecido (osso, ligamento, músculo e víscera), o tratamento varia consoante as necessidades. De uma forma geral, tratam-se de técnicas estruturais (manipulações articulares), rítmicas (estiramentos e bombeios) funcionais ou de relaxamento (massagem).
Quem pode beneficiar do tratamento osteopático?
• Pessoas que sofram de dores indefinidas nas costas, como por exemplo de ciática
• Dores musculares no pescoço, ombro ou braço, que resultem de doença crónica ou de lesão (ex: lesões na cervical, torcicolos)
• Dores nas articulações, resultantes de distensões ou entorses, artrites e problemas de mobilidade da articulação dos maxilares
• Dores de cabeça e sinusite
• Stresse de postura e ocupacional, hérnias discais e lombalgias
• Perturbações digestivas ou respiratórias, incluindo asma
• Traumatismos: pós-parto, traumatismo de acidentes e lesões desportivas

Quem tiver estes sintomas pode partilha-los neste, e também pode comentar algumas idas a osteopatas e seus resultados se positivos ou negativos.

Sem comentários: