quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Reportagem do Jornal de Santarém

"Mãos que fazem 'milagres'"

A osteopatia, uma medicina não convencional que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde, principalmente na coluna vertebral, é cada vez mais procurada por quem sofre de dores e não obtém resultados nos métodos mais habituais de massagem e fisioterapia.
“Há casos de pessoas que têm mais de cem sessões de fisioterapia e não conseguem resolver o problema e com uma ou duas sessões de osteopatia resolvem o mesmo”, explica João Silva, osteopata com consultório na rua Dr. Dionísio Saraiva, N.º 21, 1º Frente, em Almeirim.
Especializado em osteopatia pela Universidade Lusíada, João Silva tem consultório na cidade há seis anos, uma opção tomada ponderadamente e que o levou já a recusar vários convites para abrir consultórios em cidades de maior dimensão como Lisboa ou Coimbra.
“É preciso combater a ideia de que só há bons especialistas em Lisboa. Quando as pessoas me perguntam porque não sigo esse exemplo, explico que tenho cá a minha vida, os meus filhos, e os meus pacientes e que da mesma forma como as pessoas de cá vão a Lisboa, os pacientes da capital também podem vir a Almeirim”, explica João Silva, revelando que a mensagem já passou e actualmente tem muitos clientes da grande Lisboa.
João Silva dá consultas de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00. A maior parte dos seus doentes sofre de problemas de coluna vertebral, onde a osteopatia tem um papel muito importante, uma vez que é o único especialista que consegue, através das mãos e sem cirurgia, recolocar as vértebras na sua posição anatómica.
A maior parte dos problemas articulares acontecem quando os músculos ficam tensos e forçam os ossos a saírem do lugar, o que vai criar uma situação de mal-estar e muitas vezes dores intensas, o mesmo acontece através de traumatismos e posteriormente degenerações ósseas. Enquanto o problema não é tratado, o corpo contrai os músculos, para evitar o movimento, e para tentar eliminar a dor do sítio afectado. Com cada movimento que faça, as dores começam a ser cada vez mais insuportáveis e a acumulação de líquidos começa a ser cada vez mais uma realidade.
A osteopatia não usa qualquer tipo de medicamento e, segundo João Silva, é cada vez mais aconselhada por médicos de família.
João Silva não cobra consultas às crianças de Almeirim e tem protocolos com algumas instituições do concelho. Uma delas é a escola de futebol Foot Kart. O osteopata faz avaliações grátis a todos os alunos, verificando o chamado pé-chato (diminuição do arco longitudinal do pé) e aconselhando posturas e comportamentos.

Notícia publicada no Jornal Notícias e Negócios de Santarém: http://www.negociosenoticias.com/edicao44.pdf

Sem comentários: