quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A osteopatia é solução para problemas de coluna vertebral

"Os Jovens de 25 a 35 anos vêem seu problema resolvido apenas com um tratamento"

Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está limitada, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde.

Os maiores problemas incidem normalmente na coluna vertebral, onde o osteopata tem um papel muito importante, uma vez que é o único especialista que consegue através das mãos e sem cirurgia recolocar as vértebras na sua posição anatómica.

Os osteopatas estão habilitados para ter uma abordagem holística ao paciente, ou seja, tratam o corpo como um todo de uma forma sinergética. Ao incidir a terapia manual numa certa área do corpo, podem estar a curar um problema que o enferma noutro lado.

A osteopatia consegue ser utilizada para diagnosticar, tratar e prevenir uma doença, permitindo ao corpo que se cure a si mesmo.

Os problemas articulares acontecem quando os músculos ficam tensos e forçam os ossos a saírem do lugar, o que vai criar uma situação de mal-estar e muitas vezes dores intensas, o mesmo acontece através de traumatismos e posteriormente degeneraçoes ósseas .

Enquanto o problema não é tratado, o corpo contrai os músculos, para evitar o movimento, e para tentar eliminar a dor do sítio afectado.

Com cada movimento que faça, as dores começam a ser cada vez mais insuportáveis e a acumulação de líquidos começa a ser cada vez mais uma realidade.

O osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo, através de varias técnicas manuais suaves e não invasivas.

Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um osteopata, desde o recém-nascido ao idoso.

O tratamento osteopático influencia o funcionamento fisiológico do corpo humano ao tratar músculos, articulações e fáscias melhora a circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e a respiração.

A melhor opção é recorrer a um osteopata profissional, que, através do recurso à manipulação e tecidos moles coloca as articulações na sua posição anatómica (nos locais certos), reequilibrando e melhorando a postura do paciente.

Assim que os ossos se encontram na sua posição anatómica, os movimentos começam a ser mais soltos e a circulação irá começar a ser feita de uma maneira mais escorreita, com o fluxo de líquidos a ser drenado, e não acumulado.

Para evitar o agravamento da situação, a altura ideal para tratar destes problemas é no princípio, quando começam as primeiras dores, o que permite uma resolução muito mais simples e eficaz.

Fonte: O Ribatejo

Sem comentários: